Erguendo o troféu mais cobiçado do esporte mundial, 13 países já se sagraram campeões do futebol na Copa do Mundo. Realizado desde 1930 no Uruguai e concluído em 2022 com a tricampeonato da Argentina no Catar, este prestigioso torneio mobiliza milhões de pessoas em todo o mundo. É indiscutivelmente o esporte mais popular do mundo e reúne as melhores equipes de cada continente a cada quatro anos.
Mas alguns desses países estão há muito tempo sem repetir o feito e vivem uma seca de títulos. São seleções campeãs que marcaram época no futebol, mas que não conseguiram manter o seu nível nas últimas edições do torneio. São países que têm uma história gloriosa no esporte, mas que enfrentam dificuldades para se adaptar ao cenário atual do futebol.
Uruguai, Inglaterra, Itália e Brasil são por exemplo potências do futebol mundial que não levam para casa uma conquista na Copa do Mundo há mais de duas décadas. Neste artigo, vamos nos aprofundar nas chances dessas equipes campeãs voltarem à glória em 2026. Examinando suas trajetórias, desafios e perspectivas, podemos ter uma ideia de seu potencial de sucesso.
Vejamos as seleções campeãs que estão a mais tempo sem ganhar uma Copa do Mundo:
Itália: 17 anos sem título de Copa do mundo
A Itália é uma das maiores potências do futebol mundial, com quatro títulos mundiais em sua história de Copas. Foi campeã em 1934 e 1938, comandada por Giuseppe Meazza; em 1982, com Paolo Rossi como artilheiro; e em 2006, com uma geração liderada por Fabio Cannavaro e Andrea Pirlo. Mas desde então, os italianos não conseguiram repetir o mesmo sucesso.
As piores campanhas da Itália depois do título de 2006 foram em 2018 e em 2022, quando sequer se classificou para a Copa do Mundo da Rússia e do Catar. Dessa forma já foram duas vezes que os italianos ficaram de fora de um Mundial desde 1958. Em 2014, a Itália foi eliminada na primeira fase, em um grupo com Uruguai, Costa Rica e Inglaterra. Para a Copa de 2022, a Itália caiu novamente na repescagem das eliminatórias europeias perdendo para a Macedônia do Norte por 1 a 0 e ficando assim de fora de mais um Mundial.
A Itália tem uma escola de futebol reconhecida pela sua defesa sólida e pelo seu jogo coletivo e inteligente. Mas passou por uma crise de resultados e de renovação nos últimos anos, que afetou o seu desempenho nas Copas do Mundo. Para voltar a ser campeã mundial, a Itália precisa de mais criatividade e dinamismo, o que tem sido buscado através de um rigoroso trabalho com novos jogadores.
Brasil: 20 anos sem ganhar uma Copa do mundo
O Brasil é o maior campeão mundial da história, com cinco títulos em sua trajetória. Foi campeão em 1958 e 1962, com Pelé como grande estrela; em 1970, com o considerado melhor time de todos os tempos; em 1994, foi campeão com Romário em sua melhor forma; e em 2002, com o trio Ronaldo, Rivaldo e Ronaldinho Gaúcho. Mas desde então, o Brasil não conseguiu levantar a taça novamente.
A pior campanha do Brasil depois do título de 2002 foi em 2014, quando sediou a Copa do Mundo e foi humilhado pela Alemanha por 7 a 1 na semifinal, em um jogo que entrou para a história como o maior vexame da seleção brasileira em Copas. Em 2010 e 2018, o Brasil foi eliminado nas quartas de final, por Holanda e Bélgica, respectivamente. E em 2022, o Brasil mais uma vez perdeu para uma seleção europeia sendo derrotado pela Croácia nas quartas de final nos pênaltis após o empate em 1 a 1 na prorrogação.
O Brasil tem uma grande tradição no futebol e é conhecido pela sua técnica, habilidade e criatividade. Mas enfrenta ultimamente sérios problemas para manter o seu estilo de jogo e para lidar com as expectativas da torcida, que exige um futebol bonito e vencedor. Para voltar a ser campeão mundial, o Brasil precisa de mais equilíbrio e personalidade de seus jovens talentos.
Inglaterra: 57 anos sem levantar a taça
A Inglaterra é considerada a terra natal do futebol, mas só conquistou um título mundial em sua história. Foi em 1966, quando sediou a Copa do Mundo e venceu a Alemanha Ocidental por 4 a 2 na final, com direito a um gol polêmico de Geoff Hurst. Desde então, os ingleses nunca mais chegaram sequer à decisão do torneio.
A melhor campanha da Inglaterra depois de 1966 foi em 2018, na Rússia, quando ficou em quarto lugar, após perder para a Croácia na semifinal e para a Bélgica na disputa pelo terceiro lugar. Em 2014, os ingleses foram eliminados na primeira fase, em um grupo com Itália, Uruguai e Costa Rica. Em 2022, a Inglaterra caiu nas quartas de final, ao perder para a seleção francesa em um jogo bastante equilibrado.
A Inglaterra tem uma das ligas mais ricas e competitivas do mundo, a Premier League, e conta com jogadores muito talentosos, como Harry Kane, Raheem Sterling e Jadon Sancho. Mas sofre com a pressão da mídia e da torcida inglesa, que cobram um novo título mundial há décadas. Para voltar a ser campeã mundial, a Inglaterra precisa de mais confiança e consistência.
Uruguai: 73 anos sem conquistar um Mundial
O Uruguai foi o primeiro campeão mundial da história, ao vencer a Argentina por 4 a 2 na final de 1930, em Montevidéu. O país voltou a conquistar o mundo em 1950, ao derrotar o Brasil por 2 a 1 no Maracanã, na partida que ficou conhecida por todos como Maracanazo. Desde então, porém, o Uruguai nunca mais chegou à final de uma Copa do Mundo.
Em 2010, a Celeste fez sua campanha de maior sucesso desde 1950, conquistando o quarto lugar na África do Sul. Acabando com as esperanças para a Holanda na semifinal e perdendo para a Alemanha na briga pelo terceiro lugar. No entanto, a sorte acabou em 2014 e 2018, quando o Uruguai foi eliminado do torneio nas quartas de final por Colômbia e França, respectivamente. Em 2022 no Catar, a seleção uruguaia caiu na primeira fase da competição mesmo vencendo Gana por 2 a 0 em seu ultimo jogo. A equipe acabou ficando em terceiro lugar na classificação geral.
Enfrentando desafios para renovar sua geração e competir com seleções mais fortes e populares, o Uruguai, um país com uma rica tradição futebolística, possui jogadores de primeira linha como Luis Suárez, Edinson Cavani e Diego Godín, entretanto a equipe precisa de renovação e fortalecimento com novos talentos. No entanto, um retorno ao status de campeão mundial exigirá uma combinação de esforços de longo prazo e uma pitada de boa sorte.
Considerações finais
Neste artigo, vimos quais são as seleções campeãs que estão a mais tempo sem ganhar uma copa do mundo e quais são as suas chances de voltar a brilhar em 2026. Vimos que Uruguai, Inglaterra, Itália e Brasil são quatro potências do futebol mundial, que têm uma história gloriosa no esporte, mas que não conseguiram manter o seu nível nas últimas edições do torneio.
Vimos também que esses países enfrentam desafios para se adaptar ao cenário atual do futebol, que é cada vez mais competitivo e dinâmico. Vimos que eles precisam superar os seus problemas internos e externos, e buscar um equilíbrio entre tradição e inovação, entre técnica e tática, entre confiança e consistência.
Por fim, vimos que essas seleções campeãs ainda têm potencial para voltar a conquistar o mundo, mas que precisam de um trabalho de longo prazo e de uma dose de sorte. A Copa do Mundo é um torneio imprevisível, que depende de muitos fatores para definir o seu campeão. Mas é certo que esses países têm uma história que merece respeito e admiração, e que sempre serão candidatos ao título.